I - Determinar o deslocamento angular e a velocidade angular de um ponto em MCU.
Exemplo:
Um ponto situado na extremidade de uma roda se desloca durante 12 s. Neste intervalo de tempo a roda dá 4 voltas completas. Então, podemos afirmar que a velocidade angular do ponto vale, em rad/s:
(Adote π = 3)
a) 0,7 b) 1,2 c) 2 d) 0,56 e) 2,8
II - Calcular período e frequência.
Exemplo:
Uma partícula em movimento uniforme percorre 1/3 de volta em 4 s. A frequência, em Hertz, e o período do movimento, em segundos, valem, respectivamente:
a) 0,083 hz e 12 s b) 1,2 hz e 3 s c) 12 hz e 12 s d) 1 hz e 3 s e) n.d.a.
III - Determinar a velocidade linear de uma partícula em movimento circular uniforme.
Exemplo:
Um automóvel desenvolvendo velocidade constante se desloca numa estrada retilínea sem qualquer deslizamento. O diâmetro da roda é igual a 0,8 m e gira com frequência de 480 rpm. A velocidade linear do automóvel é:
a) 8π m/s b) 6,4π m/s c) 4,2π m/s d) 6π m/s e) n.d.a.
IV - Compreender que dois pontos situados sobre um mesmo disco giram com a mesma velocidade angular e usar esse conceito para determinar uma equação que relacione a velocidade linear com o raio da circunferência.
ωA = ωB
VA / RA = VB / RB Equação que relaciona velocidade linear com o raio da circunferência.
Exemplo:
A
figura a seguir representa um disco de centro O e dois pontos A e B fixos neste
disco, sabendo-se que as velocidades lineares dos pontos A e B são
respectivamente iguais a 16 cm/s e 4 cm/s, determine o raio (R) da trajetória
do ponto A.
a) 15
b) 20
c) 32
d) 18
e) 23
V - Compreender o que ocorre com as velocidades angulares e lineares do sistema de engrenagens de uma bicicleta.
VI - Aplicar a 2 lei de Newton na resolução de problemas ( ver atividade).
VI - Aplicar a 2 lei de Newton na resolução de problemas ( ver atividade).
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